Por Que Ter Uma Concessionária Online

Por Que Ter Uma Concessionária Online

Contar apenas com o showroom para vender carros em plena era digital é desperdiçar um potencial gigantesco de oportunidades e ainda correr o risco de perder espaço para a concorrência. Veja neste artigo por que você precisa ter uma concessionária online.

O ano é 2020. E ele dificilmente será esquecido, já que será marcado como o ano em que uma nova epidemia global chegou para marcar a história da sociedade moderna. E junto com o Covid-19 veio também a certeza de que a era digital é uma urgência para todos.

Se antes de vivenciar uma quarentena forçada o mercado já trazia sinais de que confiar apenas no showroom para alavancar as vendas em uma concessionária poderia ser um erro fatal, depois de quase dois meses de portas fechadas algumas empresas sentiram na pele essa certeza. Foi justamente a venda online que ajudou a manter muitas e muitas concessionárias e revendas em pé. E quem não tinha se preparado para esse momento antes, precisou correr (e muito!).

Fácil não foi para ninguém, mas alguns sofreram menos neste processo: os que já estavam preparados para atuar no ambiente digital com uma concessionária online. Todos os demais estão aprendendo pela dor que a hora da virada não é mais agora. Foi ontem! Hoje é o tempo de agilizar as soluções para se manter alinhado com a concorrência.

Nós sabemos que a pandemia vai passar e assim que o mundo voltar a rodar você poderá pensar “pronto, está tudo bem, não preciso mais de uma concessionária online”. Desculpa, mas esse erro será ainda maior que o de não ter investido no ambiente digital antes!

O mundo não voltará a ser como antes outra vez. A inserção obrigatória no mundo digital trouxe mudanças que vieram para ficar. O comportamento do consumidor mudou, as barreiras do mundo nas compras online caíram pela experimentação necessária durante a quarentena e as empresas que não entenderem essa lógica ficarão para trás.

Mas se nada disso ainda te convenceu a ter uma concessionária online, apresentaremos algumas razões que podem ajudar.
 

Antes de ir ao showroom, seu cliente está na internet

Nenhum consumidor hoje ainda faz uma compra sem realizar, pelo menos, uma busca na internet. Seja por informações sobre o veículo ou lojas em que ele possa fazer um test drive, o primeiro passo do consumidor moderno é pesquisar na web.

E se a sua concessionária não estiver online, tenha certeza que pelo menos um de seus concorrentes está. Logo, se o seu possível lead chegar primeiro até ele, você já sabe o que acontece, né?
 

Vender não é mais apenas conhecer o produto e fazer test drive

Mais do que esperar que o consumidor venha até você, umas das vantagens de ser uma concessionária online é que você pode ir até o consumidor muito antes!

Seja oferecendo informações que ele julgue úteis (como cuidar bem do carro, qual seguro escolher, melhores práticas de manutenção e segurança ou coisas do tipo) ou ainda apresentando novas possibilidades para despertar mais rapidamente o interesse em um novo carro que ele sequer tinha pensado em comprar.

É como uma sobremesa. Você acabou de comer e está satisfeito. Mas se alguém te mostrar um pudim lindíssimo e disser que está saboroso e em promoção, você recusa? Claro que é preciso salvar as devidas proporções da comparação, mas a lógica é a mesma.
 

A experiência do consumidor pode ser otimizada

Quando um novo cliente chega no showroom e você não sabe nada sobre ele, precisa de pelo menos uns quinze minutos de bate papo até entender os argumentos certos para usar no processo de compra, não é mesmo?

Pois com uma concessionária online você tem uma série de possibilidades de colher informações sobre o seu lead muito antes dele pensar em te visitar presencialmente. Seus impulsos, que páginas ele acessou, quais itens chamaram mais sua atenção. Tudo isso podem se transformar em argumentos que já estarão à mão no momento da visita. Ou pode até mesmo ser o que você precisava para antecipar uma compra com uma abordagem mais assertiva e personalizada, sem aquele discurso comercial demais que ninguém gosta.
 

Invista menos para conquistar mais

Outdoor, panfletos, folders, catálogos, publicações em jornais e revistas... Todo mundo já usou (e ainda utiliza) esses materiais e sabe o quanto eles podem ser um investimento alto para a concessionária, que nem sempre tem controle sobre o retorno envolvido.

Pois essa é outra enorme vantagem em ter uma concessionária online: você pode controlar tudo! Da origem do lead ao fechamento da venda. Logo, analisando por exemplo quais os canais mais eficientes (origem x fechamento) para os negócios gerados, você já sabe onde vale mais a pena investir e quais as opções que não tem dado o retorno esperado. Com isso, direciona sua verba de marketing de forma muito mais assertiva e amplia sua rentabilidade.

Sem contar que no ambiente digital seu investimento pode ser bem menor para atingir um público bem maior que no ambiente offline.
 

Conquiste presença e autoridade para sua marca

Quando apenas alguns poucos clientes te conhecem, mesmo que façam ótimas indicações e referências para sua concessionária, geralmente o alcance regional fica limitado às redondezas do seu público consumidor.

Já com uma concessionária online as barreiras geográficas desaparecem. Você ganha mais força e potencial para competir até mesmo com cidades vizinhas ao trabalhar uma boa imagem de marca e autoridade sobre o setor.

E tem um jeito bem simples de fazer isso: com um bom atendimento online, algo em que muitas empresas que já estão no ambiente digital ainda pecam.

Aproveita e confere este material super completo sobre o tema: boas práticas para atendimento online
 

Seja encontrado e gere mais negócios

Não existe mais essa de bater na porta do cliente e caçar lead a laço no mercado. Com uma concessionária digital você pode ser encontrado no ambiente digital com facilidade (se fizer a lição de casa direitinho) e gerar negócios reais para aumentar suas vendas.

Cada cliente que encontra sua empresa na internet e tem um bom primeiro atendimento online é uma oportunidade real de fechamento que só precisa de um empurrãozinho da sua equipe comercial para acontecer.

Assim, se o seu time não precisa mais perder tempo “caçando” clientes, sobra tempo para investir em mais fechamentos e elevar o seu número de vendas e o crescimento da sua empresa.
 

Como ter a sua concessionária online de forma simples e rápida?

E se no meio de toda essa resolução digital extremamente acelerada ter uma concessionária digital é uma tarefa para ontem, faz sentido investir na elaboração de um site ou portal que demore mais de 60 dias para ser publicado – prazo trabalhado pela maior parte das agências digitais que oferecem esse serviço – ou confiar apenas na performance de um portal segmentado (que pode não ter o mesmo desempenho que um site próprio – e a gente explica isso neste post aqui oh)?

Não, né?! O que você precisa é uma solução rápida, simples e que em poucos cliques te coloquem no mapa das concessionárias digitais que podem ser facilmente encontradas por qualquer possível lead disponível na web.

A boa notícia é que essa solução já existe e está mais fácil de encontrar do que você imagina!

Com poucos cliques a Performay te ajuda a colocar um site no ar através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para apoiar as concessionárias em sua missão de conquistar espaço no mercado online. Tudo isso com liberdade, agilidade e, principalmente, ótima indexação de SEO, garantindo uma presença robusta nos buscadores online como o Google.

Que tal começar agora mesmo?

Fale Com Um Consultor

Comentários