4 Vantagens De Ter Um Site Próprio Otimizado

4 Vantagens De Ter Um Site Próprio Otimizado

Muitas concessionárias e revendas ainda investem apenas em portais verticais para atuar no ambiente digital. Mas podem estar perdendo muitos negócios e oportunidades ao confiar apenas nessa opção. Entenda por que!

A evolução digital colocou muitas concessionárias e revendas no ambiente online. Várias delas entenderam a importância de ter um site próprio e seu próprio endereço na web. Outras optaram por não avançar para essa etapa tão rápido.

Então, há alguns anos, a chegada de portais especializados em vendas de veículos na internet dividiu o setor: para alguns, uma oportunidade de atuar no ambiente digital sem precisar ter um site próprio; para outros, um concorrente digital. Com o tempo, as barreiras do medo caíram e esses portais acabaram por se tornar mais uma estratégia de vendas online para as empresas que se adaptaram às novas tendências e transformações do consumo.

Nesse movimento, muitas empresas adotaram diversas plataformas como parte de sua estratégia de captação de oportunidades e investem pesado nisso a cada dia. Mas como fica o site corporativo neste cenário?

A dúvida sobre a necessidade de investir em um site próprio com tantas ferramentas à disposição fez com que muitas concessionárias e revendas demorassem a perceber a importância da presença digital para sua própria marca.

Mas a verdade é que por mais que os portais verticais sejam sim uma estratégia válida para o setor, nada substitui o poder de ter um site próprio otimizado e pronto para captar qualquer oportunidade na web. E leia bem: um site próprio otimizado! Ter um site que não trabalha a seu favor nos mecanismos online pode ser o mesmo que nada...

A seguir vamos te mostrar quatro motivos para entender melhor a importância de ter um site próprio otimizado e por que ele pode ser melhor que trabalhar apenas com portais verticais.
 

1º Os números não mentem

Contra fatos não há argumentos. A Followize, parceira da Performay, realizou um estudo com concessionárias do mercado nacional para entender as diferenças de performance entre um site próprio e portais verticais. E a resposta se torna muito simples: os sites próprios ainda valem mais a pena!

Com um total de 35.607 leads contabilizados para veículos seminovos, apurou-se que 21.543 foram gerados por meio de portais verticais, contra 14.073 gerados através de sites próprios. 

Mas para entender melhor precisamos analisar o índice de conversão de cada um deles. Enquanto os portais verticais geraram 505 vendas, registrando uma taxa de conversão de 2,34%, os sites próprios foram responsáveis por 916 vendas, com uma taxa de conversão de 6,50%, índice muito superior aos portais verticais.

Ou seja: por mais que a estratégia vertical colecione muitos leads, nem todos estão, de fato, preparados para avançar na jornada de compras, enquanto que os leads gerados pelo site representam um potencial muito maior para o investimento da empresa, com uma conversão 180% superior aos canais verticais.
 

2º No portal vertical você é apenas mais um

Quando um cliente faz uma busca por um determinado veículo em um portal vertical, você é apenas mais um entre vários itens que ele terá em mãos para tomar uma decisão. E a chance do tão desejado clique ir para o concorrente é gigantesca. Você não tem prioridade em termos de presença e depende exclusivamente de preço, formas de pagamentos e vantagens financeiras para ganhar a briga. Claro, sem levar em conta o atendimento. Mas este é, inclusive, outro ponto de atenção: se alguém faz uma compra em um concorrente que começou em um portal vertical e sai insatisfeito, numa próxima oportunidade ou troca do veículo dificilmente ele recorrerá ao portal que gerou a experiência ruim, e se esse era seu único canal digital de venda, adeus oportunidade!

Já com um site próprio você tem o controle da situação. Além de poder otimizar a experiência do seu cliente com um bom atendimento online que se tornará referência e pode gerar até mesmo indicações, você ainda tem domínio sobre os itens que o seu lead tem em mãos. Se você tem uma revenda, por exemplo, com mais de uma opção para o mesmo modelo de seminovo, suas oportunidades aumentam e ele continua no seu ambiente de controle, sem risco de clicar na opção de um concorrente, como no portal vertical.
 

3º Seu processo comercial funciona

Apesar da maioria dos portais verticais apresentarem uma estrutura de processos viável, nem todos se adaptam ao modelo de funcionamento de cada concessionária, gerando maior risco de impactos para os resultados e até mesmo o desvio de oportunidades por falta de alinhamento nas etapas de vendas de acordo com o perfil da empresa. Já quando se trabalha com o site próprio, é muito mais simples e fácil adequar a estratégia online para os processos comerciais definidos pela organização.

Se você utiliza uma ferramenta de gestão de leads, por exemplo, pode automatizar cada detalhe de forma integrada ao seu site e sem correr o risco de perder informações valiosas que podem compor o histórico do seu lead, seja na primeira venda ou até mesmo em um processo de recompra. E isso ainda permite ao gestor ter maior controle do desempenho de toda equipe comercial e do andamento das vendas.
 

4º Sua estratégia de marketing digital ganha força (e resultados!)

Enquanto em um site próprio otimizado você tem todos os recursos e estratégias de marketing digital trabalhando a seu favor, em um portal vertical você permanece limitado às regras impostas pelos fornecedores, que podem reduzir muito suas oportunidades de vendas.

Em um site próprio existe uma liberdade de ação muito maior para gerar ações focadas e específicas, ou mesmo promoções e campanhas direcionadas para um determinado público, trazendo um nicho muito mais interessante de ser explorado.

Sem contar que com um site próprio você pode trabalhar muito a estratégia de SEO (Search Engine Optmization – Otimização para mecanismos de buscas), que no longo prazo, se bem feitas, podem te ajudar a figurar entre os primeiros resultados de busca do Google, transformando sua concessionária em uma referência e autoridade no setor e gerando um número inimaginável de oportunidades orgânicas para o seu negócio.
 

Mas como eu posso otimizar o site da minha concessionária?

Fácil. De todas as perguntas essa é a mais simples de responder.

Já se foi o tempo em que ter um site publicado era uma tremenda dor de cabeça para as concessionárias. Hoje existem plataformas especializadas na publicação de sites que podem ajudar todo o processo e colocar sua concessionária no ambiente digital com apenas alguns cliques.

A Performay oferece uma solução prática, simples e rápida para que você tenha presença digital sem mistérios ou complicações através de um criador de sites especializado no setor automotivo, que já vem com toda a base de dados necessária de forma nativa, tornando muito mais simples cadastrar os veículos disponíveis em sua concessionaria ou revenda.

Não precisa ser um gênio do design ou da programação para ter presença online e ajudar sua concessionária a vender mais. É só falar com a gente 😉

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