Como funciona um showroom digital?

Como funciona um showroom digital?

Descubra todos os detalhes sobre a inovação que veio para ficar no mundo das concessionárias e como essa estratégia é essencial para aumentar suas vendas de automóveis pela internet. Há muito tempo a internet deixou de ser apenas um meio de entretenimento para as pessoas.

Atualmente, é possível utilizá-la para fazer negócios, estudar e, da mesma forma, fazer compras. Seja por meio de e-commerce ou de um showroom digital, existem opções para todos os gostos e necessidades. Alimentos, roupas, calçados, eletrônicos, serviços e até automóveis. Atualmente, é possível comprar praticamente qualquer coisa online. Essa comodidade, cada vez mais, é percebida pelos consumidores, que a cada ano aumentam o volume de compras na internet. No caso dos automóveis, o showroom digital vem se popularizando e crescendo em seu público alvo, que está aceitando e descobrindo essa nova forma de comprar seu próximo automóvel novo ou usado. Então, aproveitando a onda de popularidade, é essencial saber como um showroom digital funciona e quais são as características dessa novidade. Quer saber mais? Continue lendo até o final!

Afinal, como funciona um showroom digital?

De forma bem simples, o showroom digital é uma forma de anunciar seus veículos pela internet para o público interessado em adquirir um novo automóvel. Esse site funciona como uma vitrine para facilitar a escolha do futuro cliente, que tem muitas escolhas para fazer nessa hora. Com a enorme variedade de marcas e modelos de carros disponibilizados, os visitantes podem navegar pelo catálogo de veículos rapidamente, encontrando os veículos que mais satisfazem sua necessidade do momento. A partir disso, os usuários do site podem demonstrar interesse em um ou mais veículos e, somente após a escolha, sinalizar a intenção de fazer um test drive. Assim, após encontrar o modelo ideal, o visitante poderá solicitar o atendimento do vendedor para continuar a negociação.

Principais vantagens do showroom digital

Para o cliente, a possibilidade de navegar por um catálogo imenso de veículos — em um curto espaço de tempo — é a principal vantagem ao utilizar um showroom digital. Encontrar os automóveis que agradam, visualizar suas características e, principalmente, conhecer o preço, faz uma imensa diferença na escolha. Além disso, existe a comodidade que esse modelo de negócio oferece. No conforto do lar, seja em um acesso pelo computador ou smartphone, é muito mais prático escolher os carros dessa forma, já que é possível buscar pelas características do produto, mais detalhes e o melhor: em qualquer dia ou horário da preferência do usuário! Nada das habituais idas e vindas até as concessionárias, em uma jornada que pode consumir muito tempo. Com o showroom digital, todo o processo de compra se torna mais rápido, com mais possibilidades e, definitivamente, mais assertivo. Para a concessionária é uma chance de melhorar os resultados por meio das vendas online em um processo que também deve ser aperfeiçoado regularmente. Mas existem outros benefícios de apostar em um showroom digital, conforme mostraremos abaixo:

Gestão de leads

Outra grande vantagem do showroom digital é a possibilidade de elevar o nível do atendimento dos vendedores. Como o processo acontece em transações via sistema, é possível acompanhar as intenções de compra dos leads para abordá-los no momento certo. Assim, se um lead demonstra interesse em um modelo específico, mas acaba não concluindo a compra por algum motivo, é possível abordá-lo em um segundo momento para fazer uma oferta e comunicar novidades na concessionária. Essa é uma forma eficiente para o vendedor fechar mais negócios, já que o acompanhamento dos leads é otimizado. Já do lado de quem compra, o modelo gera uma imagem positiva pelo atendimento diferenciado e personalizado. Então, com uma gestão de leads mais eficiente e certeira, também é possível aumentar o nível de conversão das negociações e, literalmente, transformar os resultados do negócio.

Gerenciamento de estoque

O showroom digital também é vantajoso na hora de administrar a frota de veículos disponíveis para venda. Assim, quando um carro é vendido, automaticamente ele deixa de aparecer como disponível no site, e isso evita dores de cabeça para o gestor da concessionária. Da mesma forma, quando um novo veículo fica disponível, todas as características são automaticamente inseridas no catálogo, bastando apenas alguma personalização pontual por parte da equipe de vendas. Portanto, esse gerenciamento ágil e eficiente da frota ajuda na otimização do tempo dos colaboradores, que podem dedicar mais tempo para outras tarefas mais importantes na empresa.

Horário de funcionamento

Mais uma grande vantagem do showroom digital é a possibilidade de funcionar todos os dias da semana, durante todo o mês e, por consequência, durante todo o ano. Aqui sabemos que o atendimento dos vendedores não estará disponível em qualquer horário, mas a possibilidade de verificar o catálogo — por parte do cliente — e sinalizar o interesse, sim. Então mesmo nos finais de semana, por exemplo, os visitantes poderão apreciar as possibilidades, escolher algumas marcas e modelos de automóveis, e formalizar seu interesse na compra. Posteriormente, os vendedores poderão continuar o atendimento no próximo dia de trabalho, já respondendo aos leads gerados fora do horário comercial.

Pronto para apostar em um showroom digital?

Agora que você já sabe como funciona um showroom digital, além de suas vantagens, é hora de conhecer a solução da Performay, que oferece esse serviço para gestores de concessionárias que precisam vender pela internet. A solução conta com sites otimizados, portal de seminovos e landing pages eficientes para atender o público da melhor forma possível. E o melhor: todos os produtos contam com dashboards para acompanhamento dos resultados e esforços da equipe de marketing digital. Além disso, toda a gestão de modelos de automóveis é realizada pela Performay. Na prática, isso significa que os dados dos veículos serão atualizados a partir das fabricantes, o que vai permitir mais agilidade para divulgar os novos automóveis na sua empresa. Clique no botão abaixo e fale com um consultor para conhecer todas as vantagens do serviço. Sua concessionária online está mais próxima do que você imagina, pode acreditar!

Fale Com Um Consultor

Comentários