Planejamento 2021: como fazer sua concessionária vender mais

Planejamento 2021: como fazer sua concessionária vender mais

Conheça estratégias eficientes para seu planejamento 2021 e faça sua concessionária vender mais durante o próximo ano.

Como está seu planejamento 2021? Se você ainda não colocou as ideias no papel, é hora de se preparar para entrar no novo ano com o pé direito. Afinal, é sempre bom começar um novo ciclo bem preparado para atingir resultados mais desafiadores.

Para isso, será necessário olhar para várias áreas da concessionária, dando prioridade para marketing e vendas, mas sem esquecer de outros departamentos igualmente importantes para o crescimento da empresa.

Desse modo, preparamos um checklist com 8 passos para deixar seu planejamento 2021 mais eficiente. Confira nossas recomendações, coloque as ideias em prática e conquiste resultados melhores!

1. Invista no marketing da sua concessionária

É quase impossível ter uma empresa de sucesso, independente do ramo de atuação, sem fazer qualquer tipo de investimento em marketing. E no caso das concessionárias, isso também é verdade, onde você precisará dedicar tempo e dinheiro para atrair leads e transformá-los em clientes.

Então, a sua primeira tarefa permitir que o time de marketing, seja um departamento completo ou apenas uma pessoa, trabalhe com liberdade e criatividade. Além de profissionais dedicados, é importante ter estratégias para a geração de leads — além de verba para as campanhas.

Com a equipe pronta, existem algumas possibilidades de investimento: anúncios em redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios no Google, SEO e mesmo a mídia tradicional — TV, outdoor, panfleto — podem ajudar na conquista de novos clientes. O importante é sempre investir com frequência, consciência e responsabilidade.

2. Busque conhecer seus leads

A personalização das campanhas de marketing é uma das chaves do sucesso. Criar conexão com os leads é uma boa maneira de reduzir as objeções de compra e, assim, gerar negócios de alta qualidade e em alto volume.

Para isso, sua gestão de leads precisará estar em dia. Os prospects precisarão estar bem divididos no funil de vendas, onde os esforços dos vendedores serão concentrados na parte inferior do pipeline, pois ele contém as maiores possibilidades de negócio.

Então, para seu planejamento 2021 sair do papel com eficiência, é importante investir em softwares especializados na gestão de leads e preparar a equipe para trabalhar os processos de qualificação e distribuição de contatos com qualidade.

3. Diversifique seus canais de venda

Atualmente, com a tecnologia em alta e os clientes acostumando-se com a possibilidade de comprar veículos online, é possível inovar na concessionária para utilizar o poder da internet na revolução dos negócios.

Nesse sentido, apostar em concessionárias online é uma ótima forma de manter a empresa sempre funcionando, o que aumenta as chances de gerar novos negócios. E em tempos de pandemia, apostar na venda com o mínimo de contato também traz uma segurança maior para colaboradores e clientes.

Portanto, invista em um showroom digital para quebrar barreiras e atingir seus clientes em qualquer dia e horário. Assim, você terá chance de aumentar o fluxo de negócios e obter resultados surpreendentes.

Leia também: Como Funciona Um Showroom Digital?

4. Ofereça opções de modelos

Outra dica para implementar no planejamento 2021 é aumentar a quantidade de veículos oferecidos, visto que um bom estoque de modelos pode atender diversos tipos de leads com gostos únicos.

Então, diversificar no próximo ano — atuando com carros hatch, sedãs, SUVs etc. — é uma estratégia inteligente para gestores de concessionárias. E uma grande oferta de veículos também ajuda a fortalecer a imagem da concessionária, que é vista como grande e cheia de possibilidades de negócio.

5. Facilite a entrada e o pagamento

Uma estratégia que nunca sai de moda é o incentivo financeiro aos leads, que podem ter a entrada da compra do automóvel facilitada e o pagamento mais acessível, principalmente em tempos de crise econômica.

Assim, facilitar a entrada e o pagamento do veículo pode ser um grande atrativo para a maioria dos leads, que desejam comprar, mas, muitas vezes, preferem não se arriscar com um compromisso tão grande.

Apesar de nem sempre ser fácil otimizar o processo de pagamento, é importante dar atenção para esse tópico no planejamento 2021. Então, faça a lição de casa e identifique como sua concessionária pode ajudar o lead a dar o próximo passo.

6. Ofereça benefícios aos compradores

Benefícios são sempre importantes na negociação de um automóvel. IPVA quitado, documentação gratuita e outros itens podem ser o último incentivo para um lead concretizar uma compra.

Assim, reserve uma verba da companhia — que pode ser considerada como marketing — para atrair leads e movimentar o departamento de vendas. Apesar de não ser o motivo principal da compra, é importante ter algum diferencial nas negociações.

7. Garantia

Ofertas generosas de garantia também podem incentivar o lead a dar o próximo passo em uma negociação. Seja por transmitir mais segurança ao cliente ou para fortalecer a credibilidade da marca, é importante usar essa estratégia sempre que possível.

Então, faça um planejamento 2021 que envolva garantias estendidas, principalmente para os veículos seminovos, onde o cliente se sentirá confortável com sua aquisição. Ah, e mais do que oferecer, entregue de fato um atendimento de qualidade caso o cliente precise acionar o serviço.

8. Atendimento e sucesso do cliente

As últimas duas recomendações do seu planejamento 2021 estão no processo de atendimento dos leads e no pós-vendas, onde a equipe de sucesso do cliente será responsável por atender cada solicitação com a máxima excelência possível.

No caso do atendimento, boa parte dele se dará pelos vendedores, mas também poderá acontecer em outras áreas, como o financeiro e o administrativo. Para todos os casos, os colaboradores precisam estar supertreinados e prontos para atender as situações com extrema qualidade.

Já o pós-vendas será responsável por resolver as eventuais questões que surgirem e, assim, encantar os clientes com atendimentos acima da média de mercado. Além de fortalecer a relação com os atendidos, um bom sucesso do cliente pode gerar indicações de novos clientes e impactar os resultados financeiros mais facilmente.

Leia também: Agilidade No Atendimento: O Segredo Para Fechar Mais Vendas Online

Planejamento 2021: é hora de executar

Como você viu ao longo do conteúdo, será necessário planejar e executar bastante para aumentar as vendas e melhorar o faturamento no próximo ano. E mesmo que não seja fácil, é extremamente possível ter um 2021 melhor.

Para isso, seu planejamento 2021 precisará da máxima dedicação dos envolvidos. Os gestores precisam liderar com firmeza e motivar seus colaboradores a trabalhar com empenho. Além disso, o investimento em marketing, por exemplo, também é uma realidade necessária.

Então, use nosso conteúdo como guia, planeje 2021 com eficiência e transforme os resultados da sua concessionária. Seja nas vendas presenciais ou online, todas as sugestões que trouxemos aqui vão se aplicar muito bem. Aproveite!

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